Total de visualizações de página

PROJETO MUSICAL DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA FILARMÔNICA DE BAIXA GRANDE







       I   -   INTRODUÇÃO            

             Aos 23 de agosto de 2003 a sociedade civil organizada representada por alguns interessados em resgatar a cultura clássica e tradicional da nossa comunidade, uma vez dissolvida com o término da Filarmônica e a culturação não inerente ao nosso valor artístico tradicional, resolveu resgatar valores perdidos ao longo do tempo na cultura musical local.
             A reativação da Escola Musical não visa só o resgate da mesma, mas a memória de mestres que mostraram que através da música é possível manter laços de irmandade comunitários entre as famílias.
  A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA FILARMÕNICA DE BAIXA GRANDE é uma instituição sem fins lucrativos com o propósito de apresentar a sociedade um espaço cultural e de lazer. Tendo em vista o resgate da arte e os valores cívicos para toda sociedade baixagrandense. Queremos perpetuar a cultura musical ensinando  gratuitamente  todas  as  pessoas,  mas  principalmente  ao menor abandonado, as pessoas em grau de risco social e os nossos produtores rurais, Fazendo com que estes adquiram a cidadania da inclusão musical.
Sabendo das nossas dificuldades e limitações para manutenção e conseguir tais instrumentos e estrutura deste projeto e que solicitamos a sociedade civil, privada ou governamental entre outras a nos ajudar no sentido de recebermos donativos financeiros e instrumentais, para a continuidade deste projeto.
A Escola Musical é uma realização que pode integrar com sucesso os interesses social, educacional e profissional do nosso Município, tanto na zona urbana como na zona rural.
 No campo social o projeto abrange a inclusão social, como forma de valorização de uma margem da população que vive a margem de uma sociedade excludente sem direito a cultura musical.
 No campo educativo trata da preservação da cultura musical do município, contribuindo na mudança, no nível individual, dos valores e atitudes que representam o direito à cultura para todos, incluídos na revisão de hábitos.
No nível cultural, atua para mobilizar a comunidade e fortalecer o espírito de cidadania.
No âmbito opcional a música e vista como um bom lazer, bem como no âmbito econômico retrata a geração de renda para os artistas.



II   -    JUSTIFICATIVA 

         A música é uma prática social, que constitui instância privilegiada de socialização, onde é possível exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar o outro. Estudos e pesquisas mostram que a aprendizagem musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo e, principalmente, para a construção de valores pessoais e sociais de crianças e jovens. A educação musical escolar não visa só à formação do músico profissional, mas o acesso à compreensão da diversidade de práticas e de manifestação musical da nossa cultura, bem como de culturas mais distantes.
    A música também se constitui em campo específico de atuação profissional. Pelo seu potencial para desenvolver diferentes capacidades mentais, motoras, afetivas, sociais e culturais de crianças, jovens e adultos, a música se configura como vínculo privilegiado para se alcançar as finalidades educacionais almejadas pela sociedade.
     A falta de ocupação e de um espaço cultural e lazer têm levado grande parte dos jovens e adolescentes ao mundo da prostituição, drogas e ao mundo da delinqüência.
        No nosso município a questão é mais que preocupante, pois além dos problemas de ordem pessoal existe um grande problema que é a falta de emprego e ocupação e, tem gerado uma crise social de violência e de
desvios de conduta. Pois a ausência da arte e lazer em nossa cidade tem gerado opções imorais. Acreditamos que a música pode gerar a inserção no mercado de trabalho e rasgaste da cidadania.
         Uma solução visível para resolver a atual circunstância e evitar problemas presentes e futuros com a questão dos desvios de conduta no nosso município é a implantação de projetos sociais  que    capacitem os nossos jovens.
          O projeto musical da Associação Filarmônica tem também outros benefícios nos seguintes campos: social, com a inclusão de uma margem da população: cultural aumento do interesse pela cultura e econômico com a geração de novos profissionais e artistas no mercado.

       III   -   OBJETIVO CENTRAL 

O PROJETO MUSICAL PROPOE ATRAVÉS DA Associação Comunitária Filarmônica de Baixa Grande a democratização da música. Neste processo necessita da aquisição de instrumentos musicais e da implantação de uma sede própria, estrutura de material didático, e instrumental e administrativo.


                   OBJETIVO ESPECÍFICO
 

O PROJETO MUSICAL PROPOE ATRAVÉSDA Associação Comunitária Filarmônica de Baixa Grande a democratização da música. Neste processo necessita da aquisição de instrumentos musicais e da implantação de uma sede própria, estrutura de material didático, e instrumental e administrativo.
Com o projeto musical no município de Baixa Grande alguns objetivos importantes serão alcançados:

*   Inclusão social das pessoas.

*   Preservação da cultura musical local.

*   Formação de músicos.

*   Acesso à cultura musical.

*   Criação e resgate de uma filarmônica.

*   Diminuição de vetores que agravam a moral e ética pública.

*  Geração de trabalho e renda num programa de indicação de músicos.

*   Criação de um espaço de cultura e lazer.

*   Inclusão da música nos currículos escolares

*   Criação de um acervo da história da música em Baixa Grande.


    IV   -   PROCEDIMENTO METODOLÓGICO 

A primeira etapa do projeto musical consistirá na realização de busca dos alunos que correspondem aos critérios que a escola determina; o objetivo metodológico será a princípio atender aos alunos adolescentes e adultos principalmente indicados por entidades que os consideram com comportamento de risco social. Serão também selecionados alunos produtores rurais e filhos dos mesmos, músicos que queiram se capacitar e alunos que interessam pela arte. Sendo que tal etapa já esta sendo executada.
          A segunda etapa consistirá na realização da execução das aulas teóricas atualmente realizadas em espaços públicos e culturais com parceiros, voluntários: (professores, músicos, e maestros remunerados pela Prefeitura Municipal.) os quais ministram palestras, aulas teóricas, aulas para treinamento da fanfarra e apresentações por artistas voluntários que incentivam a arte musical.
           A terceira etapa consiste na aquisição de instrumentos;
 A quarta etapa visualiza introduzir nos currículos escolares a inserção da música. Serão realizadas analises periódicas dos resultados e as imediatas correções dos pontos negativos. 


          V   - ESTRUTURA

 
I -  Captação de recursos Financeiros para:

*   Compra dos instrumentos            musicais;

*   Aluguel do espaço físico para aulas de música;

*   Remuneração do Maéstro;

*   Manutenção operacional didático;

          II   -   Contra-partidas de parceiros:

*   Parceria com a Prefeitura Municipal de Baixa Grande-Ba.

*   Parceria com a Comunidade Cristã de Baixa Grande-Ba.

*   Parceria com a Comunidade Cristã de Feira de Santana-Ba.

       
      VI   -   PARCEIROS

*    Prefeitura Municipal de Baixa Grande-Ba.

     *    Comunidade Cristã de Baixa Grande-Ba.

     *    Comunidade Cristã de Feira de Santana-Ba.

     *    Voluntários
















 


Nenhum comentário:

Postar um comentário